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Conhecendo as Normas APA

Atualizado: 15 de mar.

As normas da American Psychological Association (APA) são um conjunto de diretrizes e padrões estabelecidos pela Associação Americana de Psicologia para a formatação e redação de trabalhos acadêmicos, como artigos científicos, teses, dissertações e relatórios de pesquisa. Elas são amplamente utilizadas na área de psicologia, bem como em outras áreas das ciências sociais e comportamentais. CONHEÇA NOSSA NUVEM DE PALAVRAS:



Nuvem de Palavras em Normas APA.

Estrutura do Documento em APA:

  1. Página de Título:

  • Título do trabalho

  • Nome(s) do(s) autor(es)

  • Filiação institucional

  • Resumo

  • Palavras-chave

  1. Corpo do Texto:

  • Introdução

  • Desenvolvimento (com seções e subseções)

  • Conclusão

  1. Referências:

  • Lista de todas as fontes citadas no texto, organizadas em ordem alfabética.

  1. Outros Elementos (quando necessário):

  • Apêndices

  • Tabelas e Figuras

Formatação em APA:

  1. Fonte e Espaçamento:

  • Fonte Times New Roman, tamanho 12

  • Espaçamento duplo em todo o texto

  • Margens de 2,54 cm em todos os lados (1 polegada)

  1. Título:

  • Centralizado, em negrito e em maiúsculas e minúsculas

  1. Citações:

  • Citações no texto (dentro do parágrafo) no formato autor-data (ex: (Sobrenome, Ano))

  • Lista de referências no final do documento com informações completas sobre as fontes citadas

  • Citações diretas com mais de 40 palavras em bloco, recuadas e sem aspas

  1. Referências:

  • Organizadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor

  • Incluem todos os autores, título do trabalho, nome do periódico (se aplicável), volume, número, páginas e ano de publicação

  • Formato específico para diferentes tipos de fontes (livros, artigos de periódicos, websites, etc.)

  1. Tabelas e Figuras:

  • Numeradas consecutivamente

  • Títulos descritivos na parte superior

  • Fonte e notas explicativas na parte inferior

Estilo de Escrita em APA:

  1. Clareza e Precisão:

  • Uso de linguagem formal e objetiva

  • Evitar jargões desnecessários

  1. Impessoalidade:

  • Evitar o uso de primeira pessoa (eu/nós) em textos acadêmicos

  1. Evitar Viés:

  • Cuidado ao escolher termos que possam ser ofensivos ou tendenciosos

  • Incluir uma seção de Limitações para discutir possíveis vieses ou limitações do estudo

  1. Uso de Abreviaturas:

  • Definir abreviaturas na primeira vez que forem utilizadas no texto

  1. Número de Página:

  • Incluir número de página no canto superior direito

  1. Parágrafos:

  • Iniciar nova seção com uma nova linha recuada


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