A ABNT é a principal instituição de referência no Brasil para trabalhos acadêmicos, ao menos formalizados dentro das instituições de ensino ou para publicações impressas. Esse breve texto apresenta as principais alterações a trabalhos acadêmicos ou artigos científicos, além do sistema de citações da ABNT, apenas as de maior relevância. Sao apresentadas em frente, respectivamente.
1 CITAÇÃO AO LONGO DO TEXTO
O modelo ABNT anterior ao ano de 2023 previa citação de autores, direta exclusivamente, utilizando caixa alta (letras maiúscula), como expresso a seguir:
Cit. Direta Curta: "As células são as principais componentes dos tecidos" (SANTOS, 2023, p. 4)
Cit. Direta Longa (afastamento 4 cm na margem):
"Células são as principais componentes dos tecidos. Os tecidos são os principais arcabouços do funcionamento dos sistemas humanos, estes quais formulam o que se entende como fisiologia humana, responsável pelas interações entre o corpo e o meio em que o indivíduo se encontra (SANTOS, 2023, p. 4).
Nesse modelo, a citação direta permaneceu entre parênteses. Contudo, agora não se u mais, nem na direta curta nem na direta longa letras maiúsculas. No novo modelo, deve-se usar a seguinte estrutura:
Cit. Direta Curta: "As células são as principais componentes dos tecidos" (Santos, 2023, p. 4)
Cit. Direta Longa (afastamento 4 cm na margem):
"Células são as principais componentes dos tecidos. Os tecidos são os principais arcabouços do funcionamento dos sistemas humanos, estes quais formulam o que se entende como fisiologia humana, responsável pelas interações entre o corpo e o meio em que o indivíduo se encontra (Santos, 2023, p. 4).
2 AFASTAMENTO DA MARGEM
Outra questão é o afastamento da margem. Antes, o afastamento de 4cm para citações acima de 3 linhas, como é o caso da citação de Santos (2023, p. 4) acima era obrigatório. Agora, ele é opcional, podendo ou não, a depender, assim, do autor, colocar citações longas diretamente no texto, ou separada em tamanho 10 com 4cm de recuo na margem.
3 MUDANÇAS NO ET AL
Anteriormente, utilizar o et al. era obrigatório para autores acima de três (produções com mais de tres autores). Atualmente, virou opcional, devendo - os autores, serem citados por ordem alfabética
Antes: "Biologia é o estudo da natureza" (Santos et al., 2023, p. 14)
Agora: "Biologia é o estudo da natureza" (Aluísio; Carlito; Ferreira; Santos, 2023, p. 14)
4 REFERÊNCIAS
As alterações foram mínimas. A maior delas é que, agora, o uso de et al. também é opcional e não mais obrigatório.
Comments