Buscando respostas da sua Atividade 2 de Planeamento, Orçamento e Gestão de Projeto? A Ei, Passei! disponibiliza. Clique o banner a seguir e chame a gente!
1ª QUESTÃO
As análises dos indicadores de viabilidade avaliam se o empreendimento alcança as expectativas esperadas pelos incorporadores, com base nas variáveis de viabilidade constantes no empreendimento. FARIA, J. P. R. de. Planejamento, orçamento e gestão de projetos. Maringá/PR: Unicesumar, 2022.
Diante disso, assinale a alternativa que apresenta um indicador de viabilidade:
ALTERNATIVAS
Custo direto.
Custo indireto.
Custo financeiro.
Administração central.
Taxa interna de retorno.
2ª QUESTÃO
A respeito desse indicador de desempenho, analise as afirmativas a seguir:FARIA, J.P.R Planejamento, Orçamento e Gestão de Projetos. Maringá-PR: Unicesumar, 2022.
I. O Índice de Compacidade (Ic) é um indicador de desempenho do projeto arquitetônico de um empreendimento, cujo objetivo é estabelecer um parâmetro para avaliação da viabilidade econômica da construção.
II. Quanto maior o percentual do Ic, melhor é o desempenho do projeto, em que índices maiores de 70% já representam uma classificação em nível ótimo para o empreendimento.
III. Índice de Compacidade abaixo de 60% representa uma classificação ruim para o desempenho do projeto.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
3ª QUESTÃO
A adoção da abordagem de projetos integrados marca uma transformação no cenário global do desenvolvimento de projetos na construção (SCHEER, 2014). Esse conceito representa uma ruptura em relação ao tradicional método de trabalho pautado em projetos individualizados. Essa integração é viabilizada através da utilização de ferramentas de Modelagem da Informação da Construção (BIM).FARIA, J.P.R Planejamento, Orçamento e Gestão de Projetos. Maringá-PR: Unicesumar, 2022.
Neste contexto, analise as alternativas a seguir.
I. Facilitar a identificação visual de conflitos entre os diversos sistemas integrantes da construção.
II. Estimular a implementação de processos industrializados no âmbito da construção civil.
III. Possibilitar por meio de representação gráfica em formato planificado (2D) o que será construído.
IV. Simplificar a obtenção de estimativas quantitativas de materiais e serviços necessários para a execução da obra.
V. Definir o planejamento da obra de forma antecipada, por meio de simulação em ambiente virtual.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
4ª QUESTÃO
O fluxo de caixa de um empreendimento deve representar as contribuições que refletem, com grande possibilidade de acerto, as entradas e as saídas de dinheiro que realmente vão acontecer ao longo do período analisado. FARIA, J. P. R. de. Planejamento, orçamento e gestão de projetos. Maringá/PR: Unicesumar, 2022.
De posse dessas informações, avalie as afirmativas a seguir, considerando as contribuições periódicas de um empreendimento:
I. Investimentos.
II. Resultados operacionais: receitas operacionais subtraídas das despesas operacionais.
III. Receitas eventuais provenientes, por exemplo, de pagamentos de juros em virtude de empréstimos momentâneos ou financiamentos longos, novas aquisições de bens.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
5ª QUESTÃO
Após calcular os custos para os empreendimentos, aquisição dos terrenos e construção dos empreendimentos, é necessário avaliar sua viabilidade econômica, isto é, se vale a pena investir esses recursos na execução dessa obra. Dessa forma, será necessário saber qual o valor presente líquido. FARIA, J. P. R. de. Planejamento, orçamento e gestão de projetos. Maringá/PR: Unicesumar, 2022.
Neste sentido, assinale a alternativa correta sobre o Valor Presente Líquido (VPL):
ALTERNATIVAS
Representa o primeiro mês em que o saldo acumulado torna-se positivo.
É um indicador que aponta o valor máximo a ser desembolsado pelos incorporadores.
Taxa comparada com as taxas de investimentos do mercado para subsidiar os empresários na análise.
O cálculo é feito pela atualização dos recebimentos futuros esperados à taxa de rentabilidade oferecida.
É aquele obtido pela diferença entre as receitas do empreendimento, inclusive com os juros aplicados sobre as vendas financiadas e o total das despesas, levando em conta o fator tempo.
6ª QUESTÃO
As técnicas modernas de avaliação de investimentos, geralmente, envolvem vários modelos de fluxos de caixa. Sendo assim, há a necessidade de interpretação dos indicadores de viabilidade técnica, econômica e financeira. FARIA, J. P. R. de. Planejamento, orçamento e gestão de projetos. Maringá/PR: Unicesumar, 2022. Neste contexto, assinale a alternativa que corresponde à definição da Taxa Interna de Retorno (TIR):
ALTERNATIVAS
É um indicador do mês em que se dá o investimento máximo a ser realizado pelos incorporadores no fluxo de caixa, no respectivo mês.
É um indicador que aponta o valor máximo a ser desembolsado pelos incorporadores, em todo o fluxo de caixa, como resultado de receitas e despesas ao longo do tempo.
É o maior valor monetário de recursos próprios aportados pelos incorporadores para realizar um empreendimento imobiliário. Ele é identificado na distribuição do fluxo de caixa de aportes e despesas do empreendimento.
É a subtração das receitas do valor geral de vendas e dos juros relativos aos parcelamentos das receitas pelas despesas diretas e indiretas do empreendimento imobiliário repartidos no fluxo de distribuição, ao longo do tempo.
É a taxa percentual resultante do lucro líquido em relação aos aportes aplicados no investimento, considerando o período de aporte deste capital. Taxa comparada com as taxas de investimentos do mercado para subsidiar os empresários na análise.
7ª QUESTÃO
O processo de orçamento de uma obra consiste nestas etapas: quantificar os serviços a serem executados, estabelecer qual será o custo unitário deste serviço, considerando os insumos necessários, e, a partir daí, estabelecer o valor para execução daquele serviço. Os insumos da construção civil são itens que fazem parte da composição de um serviço. Cada insumo é apresentado com uma unidade de medida correspondente (MARCHIORI, 2009).FARIA, J.P.R Planejamento, Orçamento e Gestão de Projetos. Maringá-PR: Unicesumar, 2022.
Analise as alternativas que descrevem os três insumos que são necessários para a composição de custos na SINAP:
ALTERNATIVAS
Materiais, mão-de-obra, impostos.
Mão-de-obra, equipamentos, projeto.
Materiais, equipamentos, mão-de-obra.
Equipamentos, serviços de engenharia, projeto.
Impostos, equipamentos, serviços de engenharia.
8ª QUESTÃO
Pereira, Hirota e Fabrício (2017) afirmam que o desenvolvimento do Processo de Projeto na Construção Civil começa com a etapa de planejamento, análise de viabilidade e estabelecimento das características do produto. Em seguida, avança para a fase de criação dos projetos do produto e dos planos para a produção, culminando no lançamento do empreendimento. FARIA, J.P.R Planejamento, Orçamento e Gestão de Projetos. Maringá-PR: Unicesumar, 2022. Referente aos tipos de projetos que devem ser formulados para a execução da obra, analise as alternativas a seguir:
ALTERNATIVAS
O anteprojeto é a representação das soluções adotadas para o projeto, antes mesmo da definição dos métodos construtivos que serão utilizados e, por isso, permite uma previsão de custos da obra.
O projeto legal apresenta informações técnicas suficientes para a aprovação do projeto com os órgãos responsáveis. Tais informações são baseadas nas exigências legais nos diversos âmbitos existentes. São utilizadas para a expedição de alvarás e licenças para execução da obra e, portanto, não são obrigatoriamente utilizadas.
O anteprojeto, não obrigatoriamente utilizado, fornece as soluções intermediárias para atender as necessidades de discussão de interfaces (entre disciplinas ou subsistemas prediais), não resolvidas na etapa anterior de projeto executivo.
O projeto executivo é a representação final e completa das edificações (empreendimentos) e seu entorno, na forma gráfica e de especificações técnicas e memoriais, suficientes para a perfeita e abrangente compreensão do projeto, elaboração do orçamento e contratação das atividades de construção correspondentes.
A partir da elaboração do anteprojeto já é possível definir com detalhe quais são as metodologias e tecnologias construtivas que serão adotadas, por meio da análise e pesquisa dos métodos existentes e do cenário econômico, social e ambiental do empreendimento.
9ª QUESTÃO
Acerca das definições básicas de projeto, analise as afirmativas a seguir: FARIA, J.P.R Planejamento, Orçamento e Gestão de Projetos. Maringá-PR: Unicesumar, 2022.
I. São elementos necessários para a realização de um projeto a partir de objetivos estratégicos, táticos e operacionais que representem a demanda de um empreendimento imobiliário.
II. É possível considerar que os projetos são únicos e não repetitivos.
III. Cada projeto apresenta incertezas, mas deve-se buscar ao máximo reduzir essas incertezas através de uma análise criteriosa e fundamentada das variáveis envolvidas no empreendimento.
IV. A organização em projetos deve ocorrer através da utilização de métodos de controle rígidos, minimizando as falhas em todas as etapas de execução.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
10ª QUESTÃO
O cronograma é uma ferramenta de grande importância dentro de qualquer processo de planejamento, possibilitando o controle e a gestão de prazos, monitorando o progresso do trabalho de forma dinâmica e gerando informações para a tomada de decisão durante a execução. FARIA, J.P.R Planejamento, Orçamento e Gestão de Projetos. Maringá-PR: Unicesumar, 2022. Sobre o cronograma de obras, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
O cronograma pode ser dividido em físico, financeiro e físico-financeiro, sendo este último a junção dos dois primeiros, onde se avalia o avanço físico da obra e o consumo de recursos financeiros ao longo do tempo.
A elaboração do cronograma físico-financeiro não exige precisão nos levantamentos de quantidades dos serviços a serem executados, visto que sua função é apenas a de orientar o andamento da obra.
O cronograma é sempre elaborado para contemplar o desenvolvimento da obra como um todo, nunca sendo aplicado a partes específicas de um projeto.
A estrutura do cronograma de obras é padronizada para todos os tipos de empreendimentos, independentemente das especificidades de cada projeto.
O cronograma de obras deve ser elaborado apenas uma vez, no início do projeto, sem necessidade de revisões ou ajustes ao longo da execução da obra.
コメント