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Atividade 2 – Estudo Contemporâneo e Transversal Gestão do Conhecimento – 53-2024

Atualizado: 18 de ago.


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RESOLUÇÃO DA ATIVIDADE: Estudo Contemporâneo e Transversal Gestão do Conhecimento – 53-2024

1 ª QUESTÃO

O sucesso de uma empresa depende de muitos fatores, alguns mais óbvios, como investimentos, produtos ou serviços de qualidade e bons vendedores. Outros, mais estratégicos e profundos, garantem a sustentabilidade e a longevidade da empresa no mercado. Ter uma gestão do conhecimento eficiente é um desses fatores que solidificam a base para que um negócio cresça e se desenvolva de forma contínua. A gestão do conhecimento deve ser desenvolvida e aprimorada para que uma empresa nunca dependa de um grupo limitado de colaboradores para crescer como negócio, ganhar produtividade ou aplicar as melhores práticas de produção, comunicação e vendas.


Fonte: Disponível em: [Link] (https://www.trecsson.com.br/blog/educacao/gestao-do-conhecimento). Acesso em: 24 abr. 2024.


Considerando os estudos da disciplina sobre gestão do conhecimento, avalie as afirmações a seguir:


I. A relevância da gestão do conhecimento é ressaltada pela sua capacidade de impulsionar o processo de aprendizagem dentro da organização, facilitar a ágil solução de desafios complexos e promover a tomada de decisões fundamentadas.


II. A gestão do conhecimento consiste em um processo em constante fluxo, envolvendo a geração, a partilha, a aplicação e a atualização do conhecimento organizacional.


III. A gestão do conhecimento vai além da simples transmissão de informações, estimula a inovação e proporciona vantagem competitiva.


É correto o que se afirma em:


1. I, apenas.

2. II, apenas.

3. I e III, apenas.

4. II e III, apenas.

5. I, II e III.


2ª QUESTÃO


Ciclo em que o conhecimento organizacional é revertido para o benefício concreto da organização. O saber disseminado é empregado na resolução de problemas, na promoção da inovação e no aprimoramento de procedimentos. Esta fase fecha o ciclo ao converter o conhecimento em ações práticas.


Fonte: Disponível em: [Link] (https://www.santabiblioteconomia.com.br/dicas/dicas-de-estudo/resumo-sobre-gestao-do-conhecimento/). Acesso em: 23 abr. 2024. BIAZON, Victor Vinicius. Estudo Contemporâneo e Transversal: Gestão do Conhecimento. Florianópolis, SC: Arqué, 2024 (adaptado).


Assinale a opção correta que indica a etapa do ciclo da gestão do conhecimento correspondente à descrição do texto acima:


1. Criação.

2. Captura.

3. Aplicação.

4. Preparação.

5. Compartilhamento.


3ª QUESTÃO


As estratégias para a gestão do conhecimento são abordagens planejadas e sistemáticas que uma organização adota para criar, compartilhar, armazenar e utilizar o conhecimento de forma eficaz. Essas estratégias visam melhorar a tomada de decisões, inovação, eficiência e desempenho geral da organização.


**Fonte:** Estudo Contemporâneo e Transversal: Gestão do Conhecimento. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.


Considerando as estratégias para a gestão do conhecimento, avalie as afirmações a seguir:


I. Comunidades de prática são grupos formados por colaboradores que compartilham interesses semelhantes, mas que se reúnem ocasionalmente para discutir questões específicas relacionadas ao seu trabalho.


II. A mentoria e a tutoria consistem em programas formais ou informais onde profissionais mais experientes compartilham seu conhecimento com aqueles menos experientes.


III. A gestão de documentos é uma estratégia que visa ordenar, guardar e assegurar o acesso eficiente a documentos, manuais e informações importantes, tornando mais fácil o compartilhamento de conhecimento.


É correto o que se afirma em:


1. I, apenas.

2. II, apenas.

3. I e III, apenas.

4. II e III, apenas.

5. I, II e III.


4ª QUESTÃO


O que é o capital intelectual de uma empresa? O influente pensador na área de gestão empresarial e responsável por difundir o conceito, Thomas Stewart, definiu o capital intelectual como “A soma de tudo o que todas as pessoas na sua empresa sabem, que lhe dá uma vantagem competitiva no mercado”. Portanto, trata-se de todo o nível de conhecimento, criatividade e inteligência de seus colaboradores. Ao longo da vida, os profissionais passam por diversas experiências sociais, pessoais e profissionais que vão sendo aprimoradas e desenvolvidas. Dentro das empresas, essas experiências individuais são um importante ativo imaterial e têm a capacidade de gerar inovações e conhecimentos na empresa. Isso contribui para o desenvolvimento corporativo, representando um diferencial competitivo.


Fonte: Disponível em: [Link] (https://blog.solides.com.br/capital-intelectual/). Acesso em: 24 abr. 2024.


Considerando o texto acima e os estudos da disciplina sobre o capital intelectual, avalie as afirmações a seguir:


I. As diversas dimensões do capital intelectual desempenham um papel crucial no êxito das corporações, fomentando estímulos à inovação.


II. Ao longo do tempo, o conceito de capital intelectual evoluiu, emergindo como um recurso de substancial valor para as empresas.


III. O capital intelectual representa o acervo de conhecimento presente dentro de uma organização, passível de ser empregado para gerar uma vantagem competitiva em seu favor.


É correto o que se afirma em:


1. I, apenas.

2. II, apenas.

3. I e III, apenas.

4. II e III, apenas.

5. I, II e III.


5ª QUESTÃO


Os modos de conversão fazem parte dos estudos e trabalhos voltados para a área de Gestão do Conhecimento. Os principais responsáveis pela criação deste conceito, que também pode ser chamado de Espiral do Conhecimento, são os professores Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi, que falaram bastante sobre o tema em seu livro “The Knowledge-Creating Company”. Esta teoria, que também é conhecida como modelo SECI, apresenta, basicamente, o resultado da interação que acontece entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito. Assim, é possível dizer que existem quatro modos diferentes de conversão do conhecimento: externalização, combinação, internalização e socialização.


Fonte: Disponível em: [Link] (https://www.ibccoaching.com.br/portal/vida-profissional/quatro-modos-conversao-do-conhecimento-auxilia-na-empresa/). Acesso em: 24 abr. 2024.


Considerando os estudos da disciplina e as informações do texto acima, avalie as afirmações a seguir:


I. Socialização: de conhecimento tácito para tácito, esse processo ocorre através de interações sociais, debates e compartilhamento de vivências.


II. Externalização: do conhecimento explícito para o tácito, durante esta fase, o conhecimento explícito é internalizado pelos indivíduos, ou seja, é assimilado em seu repertório de conhecimento tácito pessoal por meio de prática e vivência.


III. Combinação: conhecimento explícito em explícito, nesta etapa são combinados distintos conjuntos de conhecimento explícito com o intuito de gerar novos conhecimentos. Tal processo pode englobar a integração de dados, informações ou conceitos já existentes.


É correto o que se afirma em:


1. I, apenas.

2. II, apenas.

3. I e III, apenas.

4. II e III, apenas.

5. I, II e III.


6ª QUESTÃO


Envolve a distribuição ativa do conhecimento que está sendo acumulado, de maneira a garantir que ele atinja de fato os membros da organização. Note-se que distribuir o conhecimento ativamente é diferente de permitir passivamente que ele seja acessado. Nesta fase, o conhecimento é compartilhado entre os integrantes da instituição, seja por meio de encontros, capacitações, plataformas digitais ou outros canais de comunicação.


Fonte: Disponível em: [Link] (https://www.santabiblioteconomia.com.br/dicas/dicas-de-estudo/resumo-sobre-gestao-do-conhecimento/). Acesso em: 23 abr. 2024. BIAZON, Victor Vinicius. Estudo Contemporâneo e Transversal: Gestão do Conhecimento. Florianópolis, SC: Arqué, 2024 (adaptado).


Assinale a opção correta que indica a etapa do ciclo da gestão do conhecimento correspondente à descrição do texto acima:


1. Criação.

2. Captura.

3. Aplicação.

4. Preparação.

5. Compartilhamento.


7ª QUESTÃO


Envolve a aquisição de fato do conhecimento organizacional. O conhecimento pode ser proveniente não só de fontes externas, mas também das internas à organização; neste ponto inclui-se a transição do conhecimento individual dos membros para o conhecimento organizacional. Na presente etapa, o conhecimento é reconhecido e obtido a partir de uma variedade de fontes, incluindo documentos, vivências práticas e especialistas.


Fonte:Disponível em: [Link] (https://www.santabiblioteconomia.com.br/dicas/dicas-de-estudo/resumo-sobre-gestao-do-conhecimento/). Acesso em: 23 abr. 2024. BIAZON, Victor Vinicius. Estudo Contemporâneo e Transversal: Gestão do Conhecimento. Florianópolis, SC: Arqué, 2024 (adaptado).


Assinale a opção correta que indica a etapa do ciclo da gestão do conhecimento correspondente à descrição do texto acima:


1. Criação.

2. Captura.

3. Aplicação.

4. Preparação.

5. Compartilhamento.


8ª QUESTÃO


O modelo de gestão por competências leva em consideração as habilidades dos colaboradores. São os requisitos que fazem com que os profissionais evoluam e cresçam dentro da organização. Mas, você sabe o que é uma competência? Trata-se de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que um indivíduo


possui e que o tornam apto para desempenhar determinada função de maneira eficiente e produtiva. Existem algumas habilidades que são consideradas primordiais para um colaborador em qualquer setor, independentemente de sua função ou cargo, tais como a comunicação efetiva, a capacidade de trabalhar em equipe e a resolução de problemas.


Fonte: Disponível em: [Link] (https://www.trecsson.com.br/blog/educacao/gestao-do-conhecimento). Acesso em: 24 abr. 2024.


Considerando os estudos da disciplina sobre o modelo de gestão por competências, avalie as afirmações a seguir:


I. O modelo de gestão por competências é uma estratégia organizacional que foca na identificação, desenvolvimento e aplicação das competências dos colaboradores para alcançar os objetivos empresariais.


II. A gestão por competências é voltada para o alinhamento das competências dos colaboradores com as demandas e objetivos estratégicos da organização.


III. Habilidades e competências são sinônimos e podem ser usados de forma intercambiável no contexto de gestão de pessoas.


É correto o que se afirma em:


1. I, apenas.

2. II, apenas.

3. I e II, apenas.

4. II e III, apenas.

5. I, II e III.

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