RESOLUÇÃO DA ATIVIDADE: Estudo Contemporâneo e Transversal Gestão de Indicadores
1ª QUESTÃO
Os indicadores de desempenho transformam informações complexas em medidas simples e compreensíveis, facilitando a comunicação entre gestores, colaboradores e clientes. Avalie as alternativas abaixo:
Alternativas:
a) Os indicadores de qualidade avaliam a capacidade de um processo de resposta.
b) A quantidade de produtos que uma máquina é capaz de embalar durante um período é um exemplo de indicador de capacidade.
c) Os indicadores de produtividade ajudam a empresa a avaliar sua posição em relação aos objetivos definidos.
d) Os indicadores estratégicos associam-se à eficiência com que são utilizados os recursos da empresa para alcançar as entregas realizadas.
e) Os indicadores de produtividade ajudam a entender eventuais desvios ou não conformidades no processo de produção.
Alternativa correta: C
2ª QUESTÃO
Sobre indicadores de desempenho, considere as seguintes afirmações e sua relação:
I. A precisão dos dados é fundamental na criação de indicadores de desempenho, pois garante que o controle reflita verdadeiramente o objeto monitorado.
II. Erros na elaboração ou uso de indicadores podem comprometer a eficácia do sistema de controle, assim como a ausência total de indicadores.
Alternativas:
a) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não justifica a I.
c) A asserção I é verdadeira, e a II é falsa.
d) A asserção I é falsa, e a II é verdadeira.
e) As asserções I e II são falsas.
Alternativa correta: A
3ª QUESTÃO
Com base nas seguintes asserções:
I. O índice de avarias pode ser considerado um exemplo de indicador de qualidade.
II. Os indicadores de qualidade ajudam a entender eventuais desvios ou não conformidades durante a produção.
Alternativas:
a) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não justifica a I.
c) A asserção I é verdadeira, e a II é falsa.
d) A asserção I é falsa, e a II é verdadeira.
e) As asserções I e II são falsas.
Alternativa correta: A
4ª QUESTÃO
Sobre o Canvas de Levantamento de Indicadores, considere os elementos-chave mencionados:
Alternativas:
a) Material e Métodos.
b) Objetivo e Métodos.
c) Parceiros e Material.
d) Objetivo e Necessidade Problema.
e) Necessidade Problema e Metodologia.
Alternativa correta: C
5ª QUESTÃO
O método 5W2H é utilizado para planejar e executar projetos. Analise as seguintes perguntas:
I. Pergunta: há riscos?
II. Pergunta: onde será executado?
III. Pergunta: o que deve ser feito?
IV. Pergunta: quando será implementado?
Alternativas:
a) I e IV, apenas.
b) II e III, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) I, II e III, apenas.
e) II, III e IV, apenas.
Alternativa correta: C
6ª QUESTÃO
Sobre indicadores de desempenho, considere as seguintes asserções:
I. A quantidade de peças que uma máquina produz por hora é um exemplo de indicador de produtividade.
II. Indicadores de produtividade associam-se à eficiência na utilização dos recursos da empresa para as entregas realizadas.
Alternativas:
a) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não justifica a I.
c) A asserção I é verdadeira, e a II é falsa.
d) A asserção I é falsa, e a II é verdadeira.
e) As asserções I e II são falsas.
Alternativa correta: A
7ª QUESTÃO
Sobre indicadores direcionadores (drivers) e indicadores de resultados (outcome), considere:
I. Indicadores de resultados focam no passado.
II. Indicadores direcionadores acompanham a causa antes do efeito.
III. Indicadores de resultados levam a atitudes reativas.
IV. Indicadores direcionadores promovem atitudes proativas.
Alternativas:
a) I, apenas.
b) II e IV, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) I, II e III, apenas.
e) I, II, III e IV.
Alternativa correta: E
8ª QUESTÃO
Sobre indicadores de desempenho, considere:
I. A porcentagem de expansão de uma empresa em relação ao ano anterior pode ser considerada um indicador estratégico.
II. Indicadores estratégicos auxiliam a empresa a avaliar sua posição em relação aos objetivos definidos.
Alternativas:
a) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não justifica a I.
c) A asserção I é verdadeira, e a II é falsa.
d) A asserção I é falsa, e a II é verdadeira.
e) As asserções I e II são falsas.
Alternativa correta: A
9ª QUESTÃO
Sobre indicadores de desempenho, considere:
I. Indicadores estratégicos auxiliam a empresa a avaliar sua posição em relação aos objetivos definidos.
II. Indicadores de produtividade associam-se à eficiência na utilização dos recursos da empresa para as entregas realizadas.
III. A quantidade de produtos que uma máquina pode embalar durante um período é um exemplo de indicador de capacidade.
IV. Indicadores de qualidade ajudam a entender eventuais desvios ou não conformidades na produção.
Alternativas:
a) I, apenas.
b) II e IV, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) I, II e III, apenas.
e) I, II, III e IV.
Alternativa correta: E
10ª QUESTÃO
Sobre o Canvas de Levantamento de Indicadores, considere:
I. Parceiros e material.
II. Objetivo e Necessidade Problema.
III. Necessidade Problema e Metodologia.
Alternativas:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
Alternativa correta: C
Comments